Português English Español

No results were found.
Check your search terms and try again.


Below are some of the most searched items:

Ops! Parece que algo saiu errado.
An error occurred while performing the search.
Please try again in a moment.
Most searched
Sala de concertos com as luzes apagadas, apenas com o palco iluminado. No palco estão Orquestra, Coro e o maestro Thierry Fischer.

Go back

Abertura da Temporada 2024

corpo artístico
corpo artístico
Diretor Musical e Regente Titular
Susanne Bernhard
soprano
Luisa Francesconi
mezzo soprano
Werner Güra
tenor
Paulo Szot
barítono
Venue: Sala São Paulo
Date: sáb., 9 de março de 2024
Time: 16:30
Duration: 88 min.
Price: R$ 39,60 a R$ 258,00
Add to calendar

Programa

LUDWIG VAN BEETHOVEN Missa em Dó maior, Op. 86 JOHANNES BRAHMS Sinfonia nº 1 em dó menor, Op. 68

A Temporada 2024 — Osesp 70 anos começa oficialmente colocando lado a lado dois compositores que têm muito em comum: Ludwig van Beethoven e Johannes Brahms. Se Beethoven é um dos nomes da chamada Primeira Escola de Viena, Brahms é dos que mais mantiveram acesos os ensinamentos do mestre nascido em Bonn.

Destacados solistas nacionais e internacionais juntam-se à Osesp para interpretar a Missa em Dó maior, primeira incursão de Beethoven no gênero. Todos os anos, o príncipe Nikolaus Esterházy II encomendava uma nova missa em homenagem à sua esposa para ser cantada em sua residência. Em 1807, a encomenda a Beethoven causou alguma ansiedade ao compositor pois, entre 1796 e 1802, seu antigo professor, Franz Joseph Haydn, compôs seis dessas missas para Esterházy, e Beethoven temia a comparação inevitável.

Quando, em 1862, Brahms fixou-se definitivamente em Viena, o público já o respeitava como o herdeiro de Beethoven, e é provável que o receio de uma comparação direta determinasse a demora na estreia de sua primeira sinfonia. A partitura da Sinfonia nº 1 passou por um longo processo de elaboração que se arrastou por mais de 20 anos e a ansiedade do compositor manteve-se até o final, concretizada nas alterações que fez, de última hora, nos movimentos centrais.

Após a estreia, o maestro Hans von Bülow a apelidou de “Décima”, aludindo à continuidade que a obra representava em relação às nove sinfonias de Beethoven. Com este concerto, a Osesp e Thierry Fischer dão início à interpretação da integral das sinfonias de Brahms.

Download program notes
Brazilian Sign Language

We understand the importance of accessibility and inclusion in cultural events, which is why we are committed to ensuring that everyone can fully enjoy the magic of live music.

Audiodescription

Audiodescription It is an accessibility feature that enhances understanding for people with visual, intellectual, dyslexic disabilities, and the elderly at concerts. The feature involves a narrator who simultaneously describes all information that can be visually perceived, such as costumes, special effects, information about the environment, description of gestures, credits, and subtitles.