Português English Español

No results were found.
Check your search terms and try again.


Below are some of the most searched items:

Ops! Parece que algo saiu errado.
An error occurred while performing the search.
Please try again in a moment.
Most searched
A imagem mostra a Orquestra e o Coro no palco da Sala São Paulo.

Go back

Nona de Beethoven e obra-prima de Stockhausen abrem a Temporada 2026

corpo artístico
corpo artístico
corpo artístico
Diretor Musical e Regente Titular
Ricardo Bologna
regente
Wagner Polistchuk
regente
Camila Provenzale
soprano
Ana Lucia Benedetti
mezzo soprano
Issachah Savage
tenor
Sávio Sperandio
baixo

Programa

JOHANN SEBASTIAN BACH Fantasia e fuga, BWV 537 [Transcrição de Heitor Villa-Lobos]
KARLHEINZ STOCKHAUSEN Gruppen
LUDWIG VAN BEETHOVEN Sinfonia nº 9 em ré menor, Op. 125 – Coral

A Temporada começa com a belíssima — e raramente ouvida — orquestração de Villa-Lobos para a Fantasia e Fuga em dó menor, BWV 537, de Bach, que é um ótimo exemplo da capacidade do mestre barroco de unir expressividade e rigor construtivo. A versão de Villa-Lobos foi escrita em 1938, em pleno período de criação das Bachianas brasileiras.

Desde sua estreia, em 1958, Gruppen foi um marco vanguardista. Mesmo radical em sua concepção, a obra-prima de Stockhausen não é inacessível. Pelo contrário, propõe uma escuta imersiva, colocando o público em meio a três orquestras distribuídas pela sala de concertos: cada uma com seu próprio regente, para que os sons se movam pelo espaço em velocidades diferentes.

O programa se encerra com outra composição revolucionária: a Sinfonia nº 9 de Beethoven. Já na abertura, escutamos uma melodia surgir do caos e, ao final, o compositor inova de modo decisivo, introduzindo a voz humana no que era até então puramente instrumental. As célebres variações sobre a “Ode à Alegria” de Schiller que concluem a sinfonia são um apelo à solidariedade universal. É assim, com esperança no futuro mesmo diante dos conflitos do presente, que iniciamos mais um ano de música.

Brazilian Sign Language

We understand the importance of accessibility and inclusion in cultural events, which is why we are committed to ensuring that everyone can fully enjoy the magic of live music.

Audiodescription

Audiodescription It is an accessibility feature that enhances understanding for people with visual, intellectual, dyslexic disabilities, and the elderly at concerts. The feature involves a narrator who simultaneously describes all information that can be visually perceived, such as costumes, special effects, information about the environment, description of gestures, credits, and subtitles.