- Aulas individuais com foco no repertório de excertos orquestrais e obras solistas;
- Repertório orquestral: apreciação, conhecimento e execução vinculados ao estágio na Osesp em concertos da temporada;
- Música de câmara: aulas práticas com formações diversas, com execução de repertório camerístico fundamental, além de práticas com grupos maiores em parceria com a Classe de Regência.
A falta de cursos de alto grau de especialização no Brasil e a dificuldade em encontrar novos músicos para orquestras no país levou à criação, no ano de 2006, da Classe de Instrumento da Academia de Música da Osesp.
Os alunos têm aulas teóricas e práticas com músicos da Orquestra, participam da rotina de concertos e ensaios de um grupo profissional e constantemente se apresentam no palco da Sala São Paulo.
Matriz curricular
Aulas em grupo com foco no aprendizado de análises histórica e teórica: Percepção Musical, Teoria e Solfejo, Harmonia e Análise Musical, Formas Musicais, Técnicas Composicionais do Século XX, Formação Histórico-Social, História da Música e Estética, Abordagens Estéticas e Artísticas e Técnicas da Interpretação.
Aulas em grupo com foco no repertório artístico como a observação de ensaios e concertos da Osesp e de orquestras visitantes, nacionais e internacionais, na Sala São Paulo. Também são previstas audições simuladas que preparam o jovem músico para o ingresso em grupos profissionais. Os estudantes participam ainda de apresentações da Osesp durante a temporada e realizam recitais camerísticos.
Duração e horários das aulas
O curso tem duração de dois anos (quatro semestres). É necessária dedicação exclusiva e disponibilidade para aulas e atividades pedagógicas nos períodos matutino, vespertino e noturno.
Corpo docente
Selecione um instrumento ou disciplina a seguir para conhecer o corpo docente:
Processo seletivo
No segundo semestre de 2024, as inscrições para o curso acontecem de 20 a 26 de setembro. A vaga ofertada é para tuba.
São aceitos alunos brasileiros e estrangeiros em situação regular e com residência fixa no Brasil, com idade mínima de 16 anos e máxima de 27 anos, completos até a data limite das inscrições. O candidato deve preencher o formulário de inscrição, enviar todos os documentos solicitados e um link com gravação das peças listadas no edital, conforme orientação para cada instrumento.
Anexos
- Orientações da documentação comprobatória para bolsas filantrópicas
- Formulário socioeconômico
- Documentação obrigatória
- Repertório de admissão
- Sugestão de modelos de declarações
Candidatos aprovados para a etapa presencial do edital em Instrumento para Tuba, em ordem alfabética:
Jessé Silva Raimundo
Leonardo Martins Cassimiro
Luciano Carvalho da Silva
Candidato Aprovado: Luciano Carvalho da Silva
Suplente: Leonardo Martins Cassimiro
Mais informações
Destinada para alunos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita que não exceda o valor de um salário mínimo e meio. Os aprovados recebem um complemento de 20% no valor do auxílio financeiro para alimentação e transporte previsto no edital.
Todos os alunos recebem um Certificado de Curso Técnico em Instrumento Musical, reconhecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e válido como Diploma Técnico Profissionalizante de Nível Médio em todo o território nacional.
Os alunos serão avaliados pelos seguintes critérios: presença nos ensaios, pontualidade, participação em aula, realização das atividades propostas (provas inclusas), motivação, dedicação e envolvimento com o trabalho, desempenho técnico e qualidades artísticas.
Alunos
Conheça os participantes do curso: