Integrante da Osesp desde: julho de 2008. Obra favorita: não tem apenas uma.
Natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o violoncelista Rodrigo Andrade estudou com Jean-Jacques Pagnot, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Nos Estados Unidos, estudou por um ano na Hartt School da Universidade de Hartford, com Steven Thomas, antes de formar-se pela Juilliard School, onde foi aluno e assistente de Ardyth Alton. Foi bolsista das duas escolas, assim como do projeto APARTES — CAPES, do Ministério da Educação, e da Fundação Vitae.
Gravou o CD Convergências (Independente, 2007), com um repertório de música brasileira, álbum que, no Prêmio Açorianos de Música 2008/2009, venceu nas categorias melhor disco erudito, melhor instrumentista erudito e melhor compositor erudito, para Fernando Mattos. Como camerista, integrou o Quarteto Cordis, o Quarteto Porto Alegre, o Quarteto Romanov, o Quarteto da Cidade de São Paulo, e o Quarteto Osesp. Foi também membro do Quintemsemble e colaborou com artistas diversos, como os violoncelistas Bernard Greenhouse, Hai-Ye Ni, Alisa Weilerstein, Jean-Guihen Queyras, os violinistas Cláudio Cruz, Emmanuele Baldini, Eric Rosenblith, Lev Veksler, Oleh Krysa, Roberto Díaz e Sidney Harth, o pianista Tom Borrow, o oboísta Heinz Holliger e o clarinetista Jörg Widmann.
Antes de ingressar na Osesp, foi integrante da Orquestra de Câmara da Ulbra, da Orquestra Unisinos e da Orquestra Sesi/Fundarte, com a qual também atuou como solista. Nos Estados Unidos, foi membro e violoncelo solista da Juilliard Symphony e da Juilliard Orchestra. Solou com Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), grupo do qual foi integrante, e com a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e a Orquestra do Theatro São Pedro.
É professor da Academia de Música da Osesp e do Instituto Baccarelli, um dos mais relevantes projetos sociais de música do Brasil. Como professor convidado, participou da Oficina de Música de Curitiba, do Festival de Inverno de Campos do Jordão e do Festival Internacional de Música do SESC, em Pelotas, Rio Grande do Sul.
Entre muitos momentos com a Osesp, lembra-se especialmente do primeiro concerto do grupo no BBC Proms, quando se apresentaram, sob regência de Marin Alsop, junto ao lendário pianista brasileiro Nelson Freire, no Royal Albert Hall, em Londres, em 15 de agosto de 2012.