As aulas com prática coletiva visam o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades técnicas necessárias para a prática coral por meio da postura, respiração, fonação, sonoridade (ressonância), dicção e expressão, seguidas de técnicas aplicadas às partituras (repertório coral) em estudo com exercícios de afinação, timbramento, equilíbrio, dicção, interpretação e presença de palco.

Criado em 2013 com o objetivo de formar profissionalmente jovens cantores, a classe de Canto oferece experiência de prática coral, conhecimento de repertório sinfônico e orientação em técnica vocal. Os alunos vivenciam e participam do dia a dia de um coro profissional, realizando apresentações enquanto Coro Acadêmico e junto ao Coro da Osesp.

Matriz curricular
As aulas com foco na leitura de obras fundamentais da poética e estética musical têm ênfase na reflexão sobre o desenvolvimento histórico de conceitos-chave da crítica como forma, expressão, material, engajamento, nação, tempo, vida, público, reprodução e interpretação.
Duração e horários das aulas
O curso tem duração de dois anos (quatro semestres). É necessária dedicação exclusiva e disponibilidade para aulas e atividades pedagógicas nos períodos matutino, vespertino e noturno. Horário dos ensaios Quartas-feiras, das 14h às 16h30: sopranos, mezzos sopranos e contraltos Quintas-feiras, das 17h às 19h30: tenores, baixos e barítonos Sextas-feiras, das 14h às 17h: todos
Cuerpo docente
Selecciona un instrumento o disciplina a continuación para conocer al cuerpo docente:
Proceso de selección
Aprovados em ordem alfabética (20/fev)
Ana Paula de Lima Brito Ferreira
Brenda Umbelino Teixeira
Julia Coelho Polim
Larissa Carolina Biondo Bortolotti
Luiza Pereira de Freitas
Maicon Pereira Jacinto
Melissa Cassiano de Sousa
Robson Rafael dos Santos Godoy
Sophia Alfonso Frederico
Vitor Barrak Rodrigues de Araújo
Para o primeiro semestre de 2025, as inscrições estarão abertas de 03/02/2025 a 10/02/2025*. As vagas ofertadas são para soprano, contralto, tenor e baixo.
*VAGAS PRORROGADAS ATÉ 17/02/2025
Divulgação dos pré-selecionados para BOLSAS FILANTRÓPICAS e BOLSAS NÃO FILANTRÓPICAS: 20/02/2025
Audição Canto: 25/02/2025, terça-feira, às 14h
Anexos
Edital 2025
Relação de documentos comprobatórios
Formulário socioeconômico
Documentação obrigatória
Repertório de admissão (canto)
Sugestão de modelos de declarações
Más información
Ajuda de custo para alimentação e transporte a todos os alunos matriculados no Curso Técnico em Canto. O auxílio é mensal e no valor de R$ 1.374,26, com vale-refeição concedido nas semanas nas quais o aluno participa da Prática de Coral junto à Osesp.
Destinada a alunos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita que não exceda o valor de um salário mínimo e meio. Os aprovados recebem um complemento de 20% no valor do auxílio financeiro para alimentação e transporte previsto no edital.
Todos os alunos recebem um Certificado de Curso Técnico em Canto, reconhecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e válido como Diploma Técnico Profissionalizante de Nível Médio em todo o território nacional.
Os alunos serão avaliados pela presença nos ensaios, pontualidade, participação em aula, realização das atividades propostas, motivação, dedicação e envolvimento com o trabalho, desempenho técnico e qualidades artísticas.
Alumnos
Conheça os participantes do curso: