- Aulas individuais com foco no repertório de excertos orquestrais e obras solistas;
- Repertório orquestral: apreciação, conhecimento e execução vinculados ao estágio na Osesp em concertos da temporada;
- Música de câmara: aulas práticas com formações diversas, com execução de repertório camerístico fundamental, além de práticas com grupos maiores em parceria com a Classe de Regência.

A falta de cursos de alto grau de especialização no Brasil e a dificuldade em encontrar novos músicos para orquestras no país levou à criação, no ano de 2006, da Classe de Instrumento da Academia de Música da Osesp.
Os alunos têm aulas teóricas e práticas com músicos da Orquestra, participam da rotina de concertos e ensaios de um grupo profissional e constantemente se apresentam no palco da Sala São Paulo.

Matriz curricular
Aulas em grupo com foco no aprendizado de análises histórica e teórica: Percepção Musical, Teoria e Solfejo, Harmonia e Análise Musical, Formas Musicais, Técnicas Composicionais do Século XX, Formação Histórico-Social, História da Música e Estética, Abordagens Estéticas e Artísticas e Técnicas da Interpretação.
Aulas em grupo com foco no repertório artístico como a observação de ensaios e concertos da Osesp e de orquestras visitantes, nacionais e internacionais, na Sala São Paulo. Também são previstas audições simuladas que preparam o jovem músico para o ingresso em grupos profissionais. Os estudantes participam ainda de apresentações da Osesp durante a temporada e realizam recitais camerísticos.
Duração e horários das aulas
O curso tem duração de dois anos (quatro semestres). É necessária dedicação exclusiva e disponibilidade para aulas e atividades pedagógicas nos períodos matutino, vespertino e noturno.
Cuerpo docente
Selecciona un instrumento o disciplina a continuación para conocer al cuerpo docente:
Proceso de selección
Para o primeiro semestre de 2025, as inscrições estarão abertas de 03/02/2025 a 10/02/2025.
Lista de aprovados para a audicão presencial 2025
Flauta
Ana Carolina Barbosa Bueno
Christian Damiani Lavorenti
Gabriela Fiorini Paulino
Gabriela Taveira Grande
Giovana Carcanholo Dilio
Kamille Vervloet Paro
Karina Alves Americo
Laura Heldt Tranche
Noelia Cuadro Saratsola
Vitor da Silva Constantino
Trombone (Tenor ou Baixo)
Cássio Samuel Santos Tavares (Trombone Baixo)
Felipe Sobral Schmidt (Trombone Tenor)
João Marcos de Sousa (Trombone Tenor)
Paulo Henrique Furquim Pereira (Trombone Tenor)
Viola
Israel Rei Almeida e Almeida
Joel Brandão
Stefany Moreira Stelet
Victor Enzo Rodrigues
Violino
Erick da Silva Vilela
Matheus Alves Firmino
Natan De Oliveira Janczak
Rayane Marques dos Santos
Samuel Cavalcanti de Lima
Samuel Ribas Moreira
Vangelis Otran Soares Lopes
Audições
Flauta
Data: 26/02, quarta-feira
Horário: 17h30
Trombone (Tenor e Baixo)
Data: 25/02, terça-feira
Horário: 10h
Violino e Viola
Data: 26/02, quarta-feira
Horário: 9h
Anexos
EDITAL 2025
Relação de documentos comprobatórios
Formulário socioeconômico
Documentação obrigatória
Repertório de admissão (instrumento)
Más información
Ajuda de custo para alimentação e transporte a todos os alunos matriculados no Curso Técnico em Instrumento Musical. O auxílio é mensal e no valor de R$2.440,39, com vale-refeição concedido nas semanas nas quais o aluno participa da Prática Musical junto à Osesp.
Destinada para alunos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita que não exceda o valor de um salário mínimo e meio. Os aprovados recebem um complemento de 20% no valor do auxílio financeiro para alimentação e transporte previsto no edital.
Todos os alunos recebem um Certificado de Curso Técnico em Instrumento Musical, reconhecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e válido como Diploma Técnico Profissionalizante de Nível Médio em todo o território nacional.
Os alunos serão avaliados pelos seguintes critérios: presença nos ensaios, pontualidade, participação em aula, realização das atividades propostas (provas inclusas), motivação, dedicação e envolvimento com o trabalho, desempenho técnico e qualidades artísticas.
Alumnos
Conheça os participantes do curso: