Em caso de mudança de repertório ou artista, não serão efetuados reembolsos dos ingressos. A devolução de valores pagos acontece apenas em caso de cancelamento de programa ou mudança de datas e horários.
Temporada Osesp: Thierry Fischer e Jean-Guihen Queyras
Programa
PYOTR ILYICH TCHAIKOVSKY Variações sobre um tema rococó, Op. 33 PYOTR ILYICH TCHAIKOVSKY Andante Cantabile ANTON BRUCKNER Sinfonia nº 4 em Mi bemol maior – Romântica
Eleito Artista do Ano pelos leitores do Diapason e Melhor Solista Instrumental pelas Victoires de la Musique Classique, Jean-Guihen Queyras distingue-se por seu ecletismo musical. Solista de longa data do Ensemble Intercontemporain, trabalhou intimamente com Pierre Boulez. Neste programa, no entanto, o artista, que já colaborou com a Osesp em outras ocasiões, volta-se para o repertório romântico.
A primeira parte do programa explora joias que não integram o catálogo de obras sinfônicas de grande escala de Tchaikovsky. Escrito em 1871, o seu Quarteto de cordas nº 1 foi bem recebido, com elogios especiais ao Andante cantabile, para o qual o compositor adaptou a melodia folclórica Canção dos barqueiros do Volga. O movimento acabou ganhando vida própria e, separado do Quarteto, é ouvido com frequência. Em 1888, Tchaikovsky arranjou-o para violoncelo e orquestra de cordas. Poucos anos depois do Quarteto, e antes de tornar-se um compositor consagrado, Tchaikovsky escreveu uma série de variações, para violoncelo e pequena orquestra, a partir de um tema antigo. Esse era um tipo de composição popular à época e servia para a exibição dos dotes técnicos de um solista. Nascia assim outra obra que conquistaria grande popularidade: as Variações sobre um tema rococó.
Já a segunda parte do programa tem uma das sinfonias mais executadas de Bruckner, a nº4. A obra foi escrita no mesmo período em que as peças de Tchaikovsky eram compostas e, ainda que com características profundamente românticas, a música de Bruckner é um elo entre Schubert, Mahler e a Segunda Escola de Viena.
Mais informações
Nos concertos sinfônicos e corais, a Sala São Paulo é dividida em seis setores: Plateia Central, Plateia Elevada, Balcão Mezanino, Camarote Mezanino, Camarote Superior e Coro (disponível sempre quando não usado em performances sinfônico-corais).
Já nos recitais com solistas e concertos de grupos de câmara, os intérpretes ficam de frente para o setor Coro e há também assentos sobre o palco.
Confira os mapas de assentos para:
Os assentos de obesos e cadeirantes são vendidos somente pelo telefone (11) 3777-9721, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
A Osesp realiza concertos com audiodescrição e intérprete em Libras — utilize os filtros de programação para ver a agenda completa. Confira também os recursos de acessibilidade da Sala São Paulo:
Dispositivos Piso Tátil (alerta e direcional); Corrimãos; Alerta em braile; Bebedouros acessíveis.
Tratamento de desníveis Rampas no Boulevard, no Foyer e na Guarita (localizada na entrada da rua Mauá).
Deslocamentos Elevadores semi-panorâmicos no Foyer; Faixa elevada para travessia de pedestres (lombo-faixa); Plataforma Elevatória no Restaurante e na Loja da Sala.
Sala de Concertos Assentos para pessoas obesas (14 lugares) | Térreo, Mezanino e Piso Superior; Área para cadeirante (15 lugares) | Térreo e Mezanino.
Espaços Banheiros adaptados para pessoas com deficiência; Vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência; Um camarim adaptado para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Telefones celulares, relógios digitais e demais aparelhos sonoros devem permanecer desligados durante os concertos. Não é permitido gravar ou fotografar durante as apresentações. Em caso de descumprimento das regras, nossa equipe de indicadores está treinada para fazer abordagens apenas nas pausas dos movimentos ou nos intervalos entre as obras do programa, para que a movimentação não atrapalhe ainda mais o evento.
Não determinamos ao público nenhum traje específico. O mais importante é que você se sinta confortável em sua vinda e que aproveite ao máximo a experiência de assistir a um concerto.
Uma das matérias-primas da música clássica é o silêncio. Desligue seu celular ou coloque-o no modo avião; deixe para fazer comentários no intervalo entre as obras ou ao fim; evite tossir em excesso. A experiência na sala de concertos é coletiva, e essa é uma das belezas dela.
O consumo de comida e bebida, incluindo água, não é permitido no interior da Sala de Concertos. Há áreas especialmente dedicadas a isso, como o Bar-café e o Restaurante. Chegue com antecedência para o evento e aproveite para degustar!
A classificação etária sugerida para os concertos da Osesp é de sete anos, já que nesta idade as crianças costumam apresentar uma capacidade de concentração mais desenvolvida. Aconselhamos a escolha de programas que não ultrapassem os 60 minutos de duração e assentos próximos as saídas. Nos Matinais em manhãs de domingo, a classificação é livre.
Universitários de graduação e pós-graduação podem assistir gratuitamente aos concertos da Temporada Osesp. Para participar, basta preencher o formulário online. Os cadastrados são informados por e-mail toda vez que houver disponibilidade de ingressos, e podem retirar sua entrada (limitada a um ingresso por pessoa) pela internet. No dia do concerto, é necessário apresentar o documento estudantil como comprovante.
Para proteção de seus visitantes e do patrimônio público, o Complexo Júlio Prestes, que abriga a Sala São Paulo, cumpre todas as normas vigentes de segurança contra incêndios e acidentes.
Entre os equipamentos de segurança, estão 273 detectores de fumaça, 170 extintores de incêndio, 55 hidrantes, 60 botoeiras de acionamento manual de alarme contra incêndio, brigada de incêndio treinada com 72 integrantes, bombeiro civil alocado 24 horas, rede de sprinklers (chuveiros automáticos), sistema de proteção contra descargas atmosféricas e tratamento ignifugante em superfícies inflamáveis. Todo o material é revisado periodicamente e os atestados de funcionamento estão rigorosamente em dia.
A Fundação Osesp possui apólices de seguros contra danos patrimoniais e de responsabilidade civil, além de cobertura de danos ao próprio edifício. Contamos ainda com Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e Alvará de Funcionamento (AFLR) atualizados.