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A pintura em tons de azul, marrom e laranja, mostra um homem com expressão triste em uma floresta.

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Páscoa na Sala: a "Paixão segundo São João", de Bach

corpo artístico
Kathy Romey
regente
Local: Sala São Paulo
Data: qui., 17 de abril de 2025
Horário: 20:00
Duração: 134 min.
Preço: R$ 42,00 a R$ 295,00
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Outras datas:
qui., 17 de abril de 2025 às 20:00
sex., 18 de abril de 2025 às 16:30
sáb., 19 de abril de 2025 às 16:30

Programa

JOHANN SEBASTIAN BACH Paixão segundo São João, BWV 245

As paixões ocupam uma posição de destaque entre as mais importantes obras de Johann Sebastian Bach. Escritas para o calendário religioso, elas extrapolaram sua função litúrgica e ganharam lugar no repertório por sua complexidade, sofisticação e exuberância. A Paixão segundo São João é um oratório sacro apresentado pela primeira vez em Leipzig no dia 7 de abril de 1724, véspera da sexta-feira Santa.

Pode-se dizer que as paixões de Bach são como imensas cantatas, em que o recitativo tem um lugar considerável e o texto do Evangelho constitui a trama essencial. A Paixão segundo São João é uma representação dramática do texto contido no Evangelho de João que, diferentemente dos outros três – de Mateus, Marcos e Lucas –, coloca ênfase na origem divina de Jesus Cristo. Esse drama sagrado exalta em Bach um lirismo intenso, que se traduz nos ariosos e nas árias com que ele entrecorta o relato do evangelista para fazer em torno dele meditações ou comentários. O coral intervém periodicamente para introduzir a prece. A Paixão se desenrola, assim, em muitos planos: a narrativa dramática do evangelista, com intervenção de certos personagens (Pilatos, Pedro, Judas...) e do coro (a multidão, os apóstolos); a meditação lírica individual (ariosos e árias confiados a solistas vocais); e a prece (o coral).

Nas paixões, Bach revela-se um homem de teatro, mesmo sem nunca ter escrito uma ópera. Musicalmente, no entanto, a Paixão segundo São João inclui em sua composição elementos operísticos, de danças francesas da corte e de música instrumental italiana.

Esta partitura monumental e ao mesmo tempo íntima, de rebuscada técnica artística e profundo sentido espiritual, contará com solistas brasileiros e regência de Kathy Romey, da Universidade de Minnesota – onde supervisiona o programa de pós-graduação em regência coral e dirige The Minnesota Chorale.

Os ingressos para o concerto da série Osesp duas e trinta serão vendidos em 2025, em data a ser anunciada.