Português English Español

Nenhum resultado foi encontrado.
Confira os termos da sua busca e tente novamente.


Abaixo, alguns dos itens mais buscados:

Ops! Parece que algo saiu errado.
Ocorreu um erro ao fazer a busca.
Por favor, tente novamente em alguns instantes.
Mais buscados
#

Voltar
Festival Ecos Latinoamericanos

Migrações + Saideira

Local: Estação Motiva Cultural
Data: sáb., 29 de novembro de 2025
Horário: 20:30
Duração: 60 min.
Preço: gratuito
Adicionar ao calendário

Programa

No repertório, estão obras de grandes nomes do século XX e XXI, como Heitor Villa-Lobos, com seu expressivo Trio para violino, viola e violoncelo, peça marcada pela densidade lírica e pelo vigor rítmico, típica da linguagem camerística do compositor brasileiro.

Em seguida, o público será conduzido por paisagens sonoras contrastantes com Die Abschiede, do compositor peruano Rafael Junchaya. Da compositora colombiana Carolina Calvache, Latin American Street Scenes apresenta uma colagem vibrante de cenas urbanas e cotidianos latino-americanos, em uma linguagem musical que transita entre o jazz, o erudito e o popular. O último movimento intitulado Oportunidad está inspirado nos imigrantes venezuelanos que se transladaram à Colômbia em busca de novas oportunidades e se baseia em tradições musicais folclóricas tanto colombianas como venezuelanas.

O compositor mexicano Silvestre Revueltas que viveu somente 40 anos e é um dos grandes nomes da música do século XX, comparece em dose dupla com Caminando e Sensemayá, compostas sobre poesias do poeta Cubano Nicolás Guillén.

O ponto culminante da noite será a estreia mundial da obra Suite Migração, composta por Elodie & Livia, especialmente encomendada pelo Festival Ecos Latinoamericanos 2025. A peça propõe uma analogia entre o voo migratório das aves e os desafios enfrentados pelas migrações humanas contemporâneas — sejam elas forçadas, políticas ou existenciais. A obra transita entre delicadeza e tensão, construindo uma paisagem sonora que questiona fronteiras e celebra o movimento como força vital.

Encerrando a noite, às 22h, o público é convidado para a Saideira Musical no bar da Estação Motiva: uma verdadeira ¡fiesta latina! com artistas do Festival, celebrando até o Ecos 2026.