Português Inglês Espanhol

Nenhum resultado foi encontrado.
Confira os termos da sua busca e tente novamente.


Abaixo, alguns dos itens mais buscados:

Ops! Parece que algo saiu errado.
Ocorreu um erro ao fazer a busca.
Por favor, tente novamente em alguns instantes.
Mais buscados
Rodolfo Lota

Integrante da Osesp desde: 28 de fevereiro de 2013. Obra favorita: Concerto para Violino em Ré Menor Op. 47, de Jean Sibelius, que solou com a Orquestra Experimental de Repertório (OER)

Natural de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, o violinista Rodolfo Lota iniciou seus estudos musicais com Miriam Machado e Alexandre Lopes, em Vitória, no Espírito Santo. Transferiu-se para São Paulo em 1991, passando a fazer aulas com Laercio Diniz. Entre 1999 e 2003, cursou o bacharelado em música na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), onde frequentou a classe de Ayrton Pinto. Entre 2003 e 2010, fez aulas com Elisa Fukuda.

Em 2001, foi vencedor do Concurso Jovens Solistas da Orquestra Experimental de Repertório (OER), com o Concerto para Violino em Ré Menor Op. 47, de Jean Sibelius. Em 2005, venceu tanto o Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Solistas e Regentes, com o Concerto para Violino nº 5 em Lá Maior K. 219, de W. A. Mozart, quanto o Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), com o Concerto para Violino e Orquestra em Lá Menor Op. 53, de Antonín Dvorák. Solou ainda diversas obras de Antonio Vivaldi com a Orquestra de Câmara da Unesp, a Camerata Fukuda, a Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP e a Orquestra Camerata SESI-ES, com quem também fez o Quinto Concerto de Mozart.

Foi músico da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo de 1995 a 1997, da Orquestra Experimental de Repertório (OER) de 1997 a 2001, da Orquestra de Câmara da Unesp de 2000 a 2004, e da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) de 2005 a 2012. Paralelamente à Osesp, toca hoje com a Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP e com o São Paulo Chambers Soloists.

Ao longo de sua formação, participou da edição de 1996 da Academia de Música de Verão do Pensacola Christian College, nos Estados Unidos, e da edição de 2005 da Academia Internacional de Verão do Collegium Musicum – Schloss Pommersfelden, na Alemanha. Em 1999, 2001 e 2004, frequentou o Festival de Inverno de Campos do Jordão, onde fez aulas com Elisa Fukuda e Cláudio Cruz.

Dos tantos momentos com a Osesp, lembra-se especialmente da turnê do grupo pela Europa em 2013, quando se apresentaram, sob regência de Marin Alsop, em 13 cidades de seis países. Na ocasião, tocaram em salas históricas, como a Grande Sala da Filarmônica de Berlim e a Salle Pleyel, em Paris, tendo como solista convidado Nelson Freire e contando com a participação especial do grupo vocal Swingle Singers.

Se diverte experimentando esportes radicais, ainda que não o faça com frequência. Já saltou de paraquedas, voou de asa delta e praticou bungee jumping.

Outros músicos