Integrante da Osesp desde: 2004
Natural de Barquisimeto, na Venezuela, o fagotista José Arion Linarez começou os estudos musicais aos 12 anos de idade, no Conservatório de Música Blanca Estrella de Méscoli. Aos 14, decidiu estudar fagote, passando a ser orientado por Ramón Merchán e, posteriormente, por Omar Ascanio, solista da Orquestra Sinfônica Simón Bolívar.
Movido pela sonoridade versátil do instrumento, apresentou os primeiros recitais e concertos ainda muito jovem. Daquela época, destaca-se a interpretação do Concerto para Fagote em Mi Menor RV 484, de Antonio Vivaldi, com o grupo Jóvenes Arcos, da Venezuela. Depois dessa apresentação, passou a realizar extensa atividade orquestral juvenil, o que o levou ao primeiro trabalho profissional no país, junto à Orquestra Sinfônica Gran Mariscal de Ayacucho, liderada por Rodolfo Saglimbeni.
Em 1993, recebeu bolsa de estudos da Fundación Gran Mariscal de Ayacucho e da Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh, na Pensilvânia, onde estudou com Nancy Goeres. Nos Estados Unidos, foi premiado em música de câmara pela Pittsburgh Concert Society, obteve o 2º lugar no Concurso de Música de Câmara da Escola de Música da Universidade Carnegie Mellon e o 1º lugar no Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica Jovem de Pittsburgh.
Participou de importantes festivais norte-americanos, como o Tanglewood Music Festival, o Sarasota Music Festival, o Aspen Music Festival and School e o Music Academy of the West. Frequentou ainda o Festival de Música de Schleswig-Holstein, na Alemanha, e o Semanas Musicales de Frutillar, na Venezuela.
Como solista, apresentou-se à frente da Orquestra Sinfônica de Wheeling, da Orquestra Filarmônica da Universidade Carnegie Mellon, da Orquestra Sinfônica de Westmoreland, nos Estados Unidos, e da Orquestra Sinfônica de los Llanos, na Venezuela. Além disso, interpretou junto à Orquestra Sinfônica da Universidade de Serena, no Chile, o Concerto para Fagote em Si bemol Maior K.191, de W. A. Mozart, sob a regência de Celso Torres Mora, em 2002.
Arion Liñarez foi instrutor das madeiras da Fundación de Orquestas Juveniles e Infantiles de Chile (FOJI) e fagote solista da Orquestra Sinfônica Nacional do Chile.