Português English Español

No se encontraron resultados.
Revisa los términos de tu búsqueda e inténtalo de nuevo.


A continuación, algunos de los términos más buscados:

Ops! Parece que algo saiu errado.
Ocurrió un error al realizar la búsqueda.
Por favor, intenta de nuevo en unos momentos.
Más buscados
A imagem mostra a Orquestra e o Coro no palco da Sala São Paulo.

Volver

Nona de Beethoven e obra-prima de Stockhausen abrem a Temporada 2026

corpo artístico
corpo artístico
corpo artístico
Diretor Musical e Regente Titular
Ricardo Bologna
regente
Wagner Polistchuk
regente
Camila Provenzale
soprano
Ana Lucia Benedetti
mezzo soprano
Issachah Savage
tenor
Sávio Sperandio
baixo
Local: Sala São Paulo
On-line Concerto digital: YouTube
Fecha: vie, 6 de marzo de 2026
Horario: 20:00
Duración: 110 min.
Precio: R$ 50,00 a R$ 330,00
Agregar al calendario

Programa

JOHANN SEBASTIAN BACH Fantasia e fuga, BWV 537 [Transcrição de Heitor Villa-Lobos]
KARLHEINZ STOCKHAUSEN Gruppen
LUDWIG VAN BEETHOVEN Sinfonia nº 9 em ré menor, Op. 125 – Coral

A Temporada começa com a belíssima — e raramente ouvida — orquestração de Villa-Lobos para a Fantasia e Fuga em dó menor, BWV 537, de Bach, que é um ótimo exemplo da capacidade do mestre barroco de unir expressividade e rigor construtivo. A versão de Villa-Lobos foi escrita em 1938, em pleno período de criação das Bachianas brasileiras.

Desde sua estreia, em 1958, Gruppen foi um marco vanguardista. Mesmo radical em sua concepção, a obra-prima de Stockhausen não é inacessível. Pelo contrário, propõe uma escuta imersiva, colocando o público em meio a três orquestras distribuídas pela sala de concertos: cada uma com seu próprio regente, para que os sons se movam pelo espaço em velocidades diferentes.

O programa se encerra com outra composição revolucionária: a Sinfonia nº 9 de Beethoven. Já na abertura, escutamos uma melodia surgir do caos e, ao final, o compositor inova de modo decisivo, introduzindo a voz humana no que era até então puramente instrumental. As célebres variações sobre a “Ode à Alegria” de Schiller que concluem a sinfonia são um apelo à solidariedade universal. É assim, com esperança no futuro mesmo diante dos conflitos do presente, que iniciamos mais um ano de música.

Libras

El intérprete de la Lengua de Señas Brasileña estará posicionado en el escenario garantizando la accesibilidad del concierto para personas con discapacidad auditiva.

Audiodescripción

Audiodescripción Es un recurso de accesibilidad que amplía la comprensión de las personas con discapacidad visual, intelectual, dislexia y ancianos en los conciertos. El recurso consiste en un narrador que describe simultáneamente toda la información que puede ser comprendida visualmente, como trajes, efectos especiales, información sobre el ambiente, descripción de gestos, créditos y subtítulos.