Integrante da Osesp desde: 19 de setembro de 1988.
Obra favorita: Uma Sinfonia Alpina Op. 64, de Richard Strauss, que gravou com a Osesp, sob a regência de Frank Shipway, para o CD Richard Strauss: Eine Alpensinfonie Op. 64 (BIS, 2012).
Natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a violoncelista Regina Vasconcellos iniciou seus estudos de música aos cinco anos, com sua mãe, Eny de Vasconcellos Pinto. Em 1975, ingressou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde fez aulas de piano com Norma Appel Bojunga e de violoncelo com Jean-Jacques Pagnot. Em 1978, transferiu-se para São Paulo, dando prosseguimento aos seus estudos de violoncelo na Escola Municipal de Música de São Paulo (EMMSP) a partir de 1980, onde foi orientada por Zygmunt Kubala. Em 1985, passou a fazer aulas com o violoncelista Watson Clis, no Rio de Janeiro e, em 1991, bacharelou-se em violoncelo pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (FAMOSP), novamente na classe de Kubala.
Antes de entrar para a Osesp, foi spalla do naipe de violoncelos da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal, de 1984 a 1987, e concertino da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB), de 1987 a 1988. Ali, trabalhou com Eleazar de Carvalho. Foi integrante do Quarteto da Cor, grupo instrumental dedicado à interpretação da música popular brasileira, repertório pelo qual circula com frequência, já tendo participado de diversos shows e gravações com renomados artistas da MPB, como Guilherme Arantes, Milton Nascimento, Toquinho e Vânia Bastos. Sua desenvoltura nesse repertório decorre de sua facilidade para a improvisação musical, que pratica habitualmente.
Participou do Festival de Inverno de Campos do Jordão, em 1984 e 1987, e da Oficina de Música de Curitiba, em 1985, eventos nos quais fez aulas com Kubala e Gretchen Miller. No Curso Internacional de Música da Paraíba de 1988, tocou para Aldo Parisot e János Starker. Atuou como docente junto ao Grupo de Amigos da Música de Ourinhos (GAMO), entre 1983 e 1984, bem como na EMMSP e na Escola de Música de Jundiaí, em 1986.
Entre tantos momentos com a Osesp, recorda com emoção do primeiro concerto do grupo no BBC Proms, um dos maiores festivais de música clássica do mundo, quando se apresentaram, sob regência de Marin Alsop e junto ao lendário pianista brasileiro Nelson Freire, no Royal Albert Hall, em Londres, em 15 de agosto de 2012.