Integrante da Osesp desde: a audição de 10 de agosto de 1997. Obra favorita: as obras de J. S. Bach, Gustav Mahler e Richard Strauss.
Natural de São Paulo, o trompetista Marcelo Matos iniciou seus estudos musicais aos 11 anos, sob a orientação de Antonio Carlos dos Santos Lopes Jr., e obteve o bacharelado em música com habilitação em trompete pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (FAMOSP), onde estudou com Rodrigo Burgo.
Com o quinteto de metais Okynteto, conquistou o 2º lugar no Concurso de Música de Câmara da Faculdade Santa Marcelina, em 1996, e o 3º lugar no Concurso Nacional de Música de Câmara pela Radio Eldorado, no ano seguinte. Entre 1992 e 1997, foi membro da Orquestra Experimental de Repertório (OER) e, entre 1994 e 1996, participou do Festival de Inverno da Cidade de Itu, onde teve aulas com Gilberto Siqueira. Com o Quinteto de Metais São Paulo, gravou o álbum Música Brasileira para Quinteto de Metais (Independente, 2014).
Das muitas experiências marcantes com a Osesp, guarda vivamente na lembrança o concerto do grupo no Avery Fisher Hall, no Lincoln Center, em Nova York, evento no qual foram ovacionado pela plateia. O concerto era, então, o mais aguardado da primeira turnê da Osesp pelos Estados Unidos, em 2002, quando, sob a regência de John Neschling, realizaram 20 apresentações em 18 cidades americanas.
Marcelo é, também, assíduo nadador.