O curso prevê aulas práticas de redação de textos sobre música, acompanhadas de discussão teórica sobre a natureza e o contexto de cada tipo de texto (historiográfico, informativo, crítico e outros). Com isso, espera-se construir o desenvolvimento de habilidades de redação de textos sobre música de naturezas crítica, musicológica, informativa (reportagem) e pessoal (crônica), e o desenvolvimento de capacidades para a leitura analítica de textos sobre música.
O curso de Redação e Crítica Musical destina-se a jovens interessados na escrita de textos ligados à música de concerto, com enfoque na crítica musical. Os alunos são estimulados a observar, pensar e escrever com criticidade sobre os diversos expoentes que partem da música clássica.
Matriz curricular
Na formação teórica, o curso promove a leitura de obras fundamentais da poética e estética musical, com ênfase na reflexão sobre o desenvolvimento histórico de conceitos-chave da crítica. Neste quesito, é desenvolvida a reflexão sobre a historicidade e os sentidos das formas, perspectivas e conceitos elaborados pela crítica musical ao longo dos séculos, proporcionando aos alunos uma maior compreensão de questões fundamentais para a redação de ensaios, artigos, notas de programa e resenhas críticas. Os professores também realizam leitura comentada de textos de musicologia e crítica musical, da atualidade e do passado.
Disciplinas e carga horária
O curso tem duração de um ano (dois semestres).
Corpo docente
Selecione um instrumento ou disciplina a seguir para conhecer o corpo docente:
Processo seletivo
São oferecidas até 3 (três) vagas destinadas a jovens brasileiros e estrangeiros com conhecimento musical, em situação regular e com residência fixa no Brasil, com idade mínima de 16 anos e máxima de 35 anos, completos até a data limite das inscrições.
Mais informações
Os alunos recebem um Certificado de Curso Livre em Redação e Crítica Musical.
A avaliação é contínua mediante presença e participação em aula. Avaliações semestrais baseadas na produção de textos produzidos pelos alunos.
O processo seletivo é feito através de duas etapas, uma virtual, com envio de documentação e de material solicitado, e uma entrevista e prova presenciais na Sala São Paulo.