Em caso de mudança de repertório ou artista, não serão efetuadas devoluções de ingressos de assinaturas, mas sim oferecidas alternativas de trocas por outros concertos. A devolução de valores pagos acontece apenas em caso de cancelamento de programa.
Temporada Osesp: Coro da Osesp, Katharina Wincor e solistas
Programa
FRANZ SCHUBERT Sinfonia nº 8 em si menor, D. 759 – Inacabada
FRANZ SCHUBERT Missa nº 5 em Lá bemol maior, D. 678
Três programas do mês de outubro dão sequência ao Festival Schubert. O primeiro deles reúne orquestra e coros da Osesp para duas obras grandiosas. Nunca parece demais lembrar que, em 31 anos de vida, Schubert deixou mais de mil peças, a maioria canções. Mas deixou também sete sinfonias completas e seis incompletas, bem como seis missas. A Sinfonia nº 8 foi escrita em Viena e o subtítulo “Inacabada”, como se pode deduzir, vem do fato de existirem apenas os dois primeiros movimentos. Seus manuscritos ficaram guardados por mais de 40 anos, e a primeira audição pública da peça só se deu em 1865.
A composição da Missa nº 5 se iniciou em novembro de 1819 e só terminou três anos depois. Embora houvesse planos para uma apresentação em 1823, não existem registros de que ela tenha sido interpretada durante a vida de Schubert. Junto à missa seguinte, em Mi bemol maior, é considerada uma missa tardia, mais madura estética e tecnicamente.
A regência será da jovem maestra austríaca Katharina Wincor, ganhadora do Prêmio Neeme Järvi no Festival Gstaad Menuhin em 2017, e que em 2019 foi designada regente assistente da Sinfônica de Dallas. Também participam das récitas os cantores brasileiros Lina Mendes, Luciana Bueno e Victor Santos Bispo e o sul-africano Lunga Eric Hallam.
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Nos concertos sinfônicos e corais, a Sala São Paulo é dividida em seis setores: Plateia Central, Plateia Elevada, Balcão Mezanino, Camarote Mezanino, Camarote Superior e Coro (disponível sempre quando não usado em performances sinfônico-corais).
Já nos recitais com solistas e concertos de grupos de câmara, os intérpretes ficam de frente para o setor Coro e há também assentos sobre o palco.
Confira os mapas de assentos para:
Os assentos de obesos e cadeirantes são vendidos somente pelo telefone (11) 3777-9721, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
A Osesp realiza concertos com audiodescrição e intérprete em Libras — utilize os filtros de programação para ver a agenda completa. Confira também os recursos de acessibilidade da Sala São Paulo:
Dispositivos
Piso Tátil (alerta e direcional);
Corrimãos;
Alerta em braile;
Bebedouros acessíveis.Tratamento de desníveis
Rampas no Boulevard, no Foyer e na Guarita (localizada na entrada da rua Mauá).Deslocamentos
Elevadores semi-panorâmicos no Foyer;
Faixa elevada para travessia de pedestres (lombo-faixa);
Plataforma Elevatória no Restaurante e na Loja da Sala.Sala de Concertos
Assentos para pessoas obesas (14 lugares) | Térreo, Mezanino e Piso Superior;
Área para cadeirante (15 lugares) | Térreo e Mezanino.Espaços
Banheiros adaptados para pessoas com deficiência;
Vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência;
Um camarim adaptado para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.Telefones celulares, relógios digitais e demais aparelhos sonoros devem permanecer desligados durante os concertos. Não é permitido gravar ou fotografar durante as apresentações. Em caso de descumprimento das regras, nossa equipe de indicadores está treinada para fazer abordagens apenas nas pausas dos movimentos ou nos intervalos entre as obras do programa, para que a movimentação não atrapalhe ainda mais o evento.
Não determinamos ao público nenhum traje específico. O mais importante é que você se sinta confortável em sua vinda e que aproveite ao máximo a experiência de assistir a um concerto.
Uma das matérias-primas da música clássica é o silêncio. Desligue seu celular ou coloque-o no modo avião; deixe para fazer comentários no intervalo entre as obras ou ao fim; evite tossir em excesso. A experiência na sala de concertos é coletiva, e essa é uma das belezas dela.
O consumo de comida e bebida, incluindo água, não é permitido no interior da Sala de Concertos. Há áreas especialmente dedicadas a isso, como o Bar-café e o Restaurante. Chegue com antecedência para o evento e aproveite para degustar!
A classificação etária sugerida para os concertos da Osesp é de sete anos, já que nesta idade as crianças costumam apresentar uma capacidade de concentração mais desenvolvida. Aconselhamos a escolha de programas que não ultrapassem os 60 minutos de duração e assentos próximos as saídas. Nos Matinais em manhãs de domingo, a classificação é livre.
Universitários de graduação e pós-graduação podem assistir gratuitamente aos concertos da Temporada Osesp. Para participar, basta preencher o formulário online. Os cadastrados são informados por e-mail toda vez que houver disponibilidade de ingressos, e podem retirar sua entrada (limitada a um ingresso por pessoa) pela internet. No dia do concerto, é necessário apresentar o documento estudantil como comprovante.
Para proteção de seus visitantes e do patrimônio público, o Complexo Júlio Prestes, que abriga a Sala São Paulo, cumpre todas as normas vigentes de segurança contra incêndios e acidentes.
Entre os equipamentos de segurança, estão 273 detectores de fumaça, 170 extintores de incêndio, 55 hidrantes, 60 botoeiras de acionamento manual de alarme contra incêndio, brigada de incêndio treinada com 72 integrantes, bombeiro civil alocado 24 horas, rede de sprinklers (chuveiros automáticos), sistema de proteção contra descargas atmosféricas e tratamento ignifugante em superfícies inflamáveis. Todo o material é revisado periodicamente e os atestados de funcionamento estão rigorosamente em dia.
A Fundação Osesp possui apólices de seguros contra danos patrimoniais e de responsabilidade civil, além de cobertura de danos ao próprio edifício. Contamos ainda com Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e Alvará de Funcionamento (AFLR) atualizados.